Bem vindo a Pollux

A Pollux é a empresa de automação mais inovadora do Brasil. Nosso propósito é aumentar a competitividade da indústria através de soluções que tornam as fábricas mais produtivas, eficientes e inteligentes, permitindo que nossos clientes vençam em um cenário global cada vez mais acirrado.

Esteja Conectado & Follow us

What are you looking for?

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

Blog

Porque você deve apostar no crescimento das máquinas inteligentes e conectadas

Como membro do IIC (Industrial Internet Consortium), a Pollux traz a opinião de Leif Juergensen, Diretor de OEM da Schneider Electric’s, sobre as máquinas inteligentes” que são melhores conectadas e mais flexíveis, eficientes e seguras.

“Bem diferente das assustadoras ficções científicas de Hollywood, a realidade é que as máquinas inteligentes representam um tremendo avanço para qualquer indústria que conte com tecnologia industrial.

O termo “máquinas inteligentes” se refere a máquinas que são melhores conectadas e mais flexíveis, eficientes e seguras. Elas são capazes de responder em tempo real a novas demandas e maximizar a eficiência através de uma interação colaborativa com os seus usuários. As máquinas inteligentes também atuam com manutenção preditiva, minimizando os prejuízos ambientais e os custos com assistências técnicas ou suportes imprevistos.

O desenvolvimento das máquinas inteligentes é baseado nas necessidades do usuário final. Através da aplicação das mais recentes tecnologias, as empresas incorporam as principais tendências do mercado, como conectividade universal, integração com dispositivos móveis e facilidades de instalação e usabilidade das máquinas.

Algumas das tecnologias que tornam tudo isso possível são: conectividade Ethernet – que permite a integração de redes e melhor acesso a dados; tecnologias móveis para operações mais seguras e remota de equipamentos; digitalização para desenvolvimento em baixo custo de programas de simulação de automação de máquinas.

Quatro características que tornam as máquinas inteligentes

1 – Eficiência

Sensores e conhecimento embarcado permitem que as máquinas inteligentes monitorem em tempo real seus próprios componentes e ambientes. Oferecendo as informações mais relevantes para os operadores, as linhas de manufatura podem produzir de maneira mais assertiva, flexível e eficiente. Além disso, o acesso rápido e facilitado à dados faz com que as decisões possam ser tomadas de maneira muito mais acelerada.

2 – Segurança

Esse aspecto é uma grande preocupação das companhias hoje em dia e as máquinas inteligentes já são pensadas para atender a esta demanda. Elas otimizam a segurança dos operadores e minimizam riscos através de suas tecnologias.

3 – Flexibilidade

“Plug and work”, modularidade e design flexível são elementos intrínsecos das máquinas inteligentes, fazendo com que elas sejam muito mais amigáveis e competitivas do que suas antecessoras.

4 – Conectividade

Através da conexão direta com pessoas de qualquer lugar do mundo, as máquinas inteligentes oferecem compartilhamento de dados e planos de produção muito mais avançados que as máquinas tradicionais. Com a convergência de TI (Tecnologia de informação) e TO (Tecnologia de Operação), elas tornam acessíveis as informações que são mais necessárias. Com essa mobilidade digital, os engenheiros e operadores podem fazer o diagnóstico de problemas à distância, agilizando a resolução de falhas e diminuindo o tempo de parada de ciclo.

 

A tecnologia está sempre em movimento e tanto os fabricantes de máquina como os usuários finais precisam apostar nessas mudanças ou correm o risco de ficarem para trás dos concorrentes. Através da adesão às máquinas inteligentes, as empresas se diferenciam completamente de seus competidores e, assim como em Hollywood, se tornam as protagonistas!”

Por Leif Juergensen, Director, Customer Projects Program, OEM Segment, Schneider Electric’s.

*Este conteúdo é uma adaptação do original publicado no Blog do IIC.

 

No Comments
Add Comment
Name*
Email*
Website