Skip to content

Os Robôs Estão Chegando

Ao analisar a utilização de robôs em processos industriais, o principal equívoco dos gestores é simplesmente classificar essa tecnologia como um recurso caro e inacessível para pequenas e médias corporações. Obviamente, todo e qualquer investimento deve ser analisado, mas a boa notícia é que a tecnologia de robótica nunca esteve tão acessível desde sua criação. Por isso, é cada vez mais comum ver empresas com menos de 20 funcionários dispor de, pelo menos, um robô em seus processos.
E os ganhos são claros em termos de aumento de produtividade, qualidade dos produtos e segurança dos trabalhadores. Tais vantagens são capazes de reposicionar uma empresa perante a concorrência e, por isso, as fabricantes do setor estão se organizando com o objetivo de educar os clientes sob o argumento das dez razões para se investir em robôs:

1- Reduzir custos operacionais
A utilização de robôs permite a redução de custos diretos e indiretos, fazendo grande diferença na competitividade da empresa no mercado. A redução de energia é um exemplo. Sem requerimento mínimo de energia ou níveis de aquecimento, os robôs oferecem grande redução de custos nas contas elétricas. Os robôs também podem eliminar custos desnecessários com trabalhos manuais, garantindo bons níveis de saúde e segurança no trabalho.

2 – Melhorar a produtividade, qualidade e constância
Através dos robôs é possível produzir com maior constância produtos com alta qualidade de acabamento. As capacidades inerentes ao robô, como precisão e repetibilidade, também são diferenciais que permitem elevada qualidade de acabamento para todas as peças produzidas.

3 – Aprimorar a qualidade de trabalho
Com os robôs, as condições de trabalho dos funcionários são melhoradas. Não haverá mais problemas com poeira, calor e ambiente perigoso ou insalubre. Além disso, os funcionários podem ser capacitados, tornando-se programadores do equipamento. A aplicação de tecnologia robotizada vem se reinventando para acompanhar a necessidade dos clientes. 

4 – Aumentar a eficiência dos níveis de produção
Robôs podem continuar trabalhando durante a noite e durante semanas com o mínimo de supervisão necessária. Isso torna possível aumentar os níveis de produção e acompanhar o tempo de pedido de cada cliente da empresa. A solução robótica permite menos perdas na produção, aumento na eficiência e melhoria no ambiente de trabalho. Os robôs podem também ser programados para manusear novos produtos off-line, assegurando que serão rapidamente introduzidos na produção. A velocidade é outro aspecto cada vez mais relevante no mercado, já que as companhias estão cada vez mais sob pressão em relação aos concorrentes que apresentam baixo custo à legislação ambiental mais rigorosa e à necessidade de diminuir os índices de falhas dentro das indústrias. Adicionalmente, há uma crescente necessidade de melhorar os níveis de produtividade, qualidade e segurança, adotando práticas sustentáveis e agregando desempenho às plantas. Por isso, os lançamentos da área estão chegando ao mercado com capacidade de reduzir o tempo do ciclo de operação em, pelo menos, 20% em relação aos seus precursores. Sem contar que as maiores empresas do setor fazem lançamentos adequando o produto às necessidades de mercado, como o grau de proteção IP 67, que permite a execução de trabalhos em ambientes agressivos.

5 – Aumentar a flexibilidade na linha de produção
Uma vez que o processo requerido é programado no controlador do robô, pode-se facilmente alternar de um item para outro, maximizando seu investimento através da utilização do mesmo robô para uma grande variedade de produtos.

6 – Reduzir desperdícios e aumentar rendimento
Utilizando robôs, pode-se aumentar consideravelmente a qualidade da produção, obtendo mais produtos acabados antes mesmo da solicitação dos clientes da empresa. Isso reduz a quantidade de paradas e desperdício na produção, graças à alta qualidade e precisão no acabamento feito pelos robôs. 

7 – Segurança e qualidade de vida dos funcionários
Os robôs podem rapidamente resolver atividades de repetibilidade difíceis ou tarefas que ameaçam a saúde dos colaboradores. Utilizando robôs, é possível diminuir a incidência de acidentes causados por manuseio de máquinas ou ferramentas, além de outros processos perigosos. Eles também podem auxiliar na eliminação de afastamentos ou doenças como Lesões por Esforço Repetitivo (LER).

8 – Reduzir turnover
Os níveis de produção atuais requerem elevada precisão e altos níveis de habilidade e treinamento. Os robôs podem tornar-se uma boa alternativa para suprir tais necessidades. Uma vez programados para o processo, eles estarão prontos para iniciar as atividades sem nenhuma necessidade de custo extra como recrutamento e treinamento. Esses equipamentos também podem oferecer grande flexibilidade, tanto ao trabalhar nos padrões estabelecidos como manusear diferentes produtos.

9 – Reduzir custos
Ao utilizar robôs, é possível reduzir os custos de consumo e de desperdício de materiais. Manuseando rapidamente os produtos durante o processo, fica mais fácil estimar as metas de produção e garantir um serviço de entrega rápido e eficiente.

10 – Otimizar espaço e valorizar áreas de fabricação
Os robôs podem ser posicionados em pedestais, paredes ou até mesmo no teto. Eles também podem ser programados para trabalhar em locais delimitados, de forma a otimizar o espaço da fábrica. O uso de insumos mais leves, como o alumínio, por exemplo, permite que o robô seja instalado na parte superior das injetoras voltadas para as indústrias de plástico e fundição. Essa aplicação aufere maior segurança já que as injetoras, onde os robôs são alocados, são equipamentos que podem causar graves acidentes aos colaboradores. Assim, o robô é instalado com o intuito de melhorar a produtividade em ambientes agressivos, preservando a vida dos operadores. Do mesmo modo, a decisão de compra sempre leva em consideração o fator custo x benefício. E, se houver algum tipo de movimento do setor de alumínio com o intuito de torná-lo uma matéria-prima com custo mais competitivo, certamente as indústrias deverão utilizá-lo em maior escala.
Portanto, a decisão de automatizar os processos industriais leva em consideração diversos fatores, como a disponibilidade dos equipamentos e a qualidade do atendimento para evitar falhas nas linhas de produção. Para evitar paralisações, as empresas também estão estruturando manutenções remotas em que um software oferece acesso aos dados do robô. 

Texto adaptado de Luiz Koreeda – Noticiário de Equipamentos Industriais (NEI)